PT EN FR

A ESCOLA DE FUTEBOL DE ACHADA GRANDE TRÁS, também conhecida pela sigla EFAT, é uma organização sem fins lucrativos que visa a promoção social de crianças e adolescentes de Achada Grande Trás, e arredores, através de atividades desportivas, culturais, lúdicas e académicas, com o propósito de transmitir valores aos mesmos e à sociedade no seu todo.

Achada Grande Trás é um dos bairros problemáticos da Cidade da Praia, com casos de criminalidade juvenil, consumo de droga e prostituição, e que, por isso, justifica a criação de uma organização com o propósito de debelar esses males.

A EFAT foi fundada no dia 16 de junho de 2012 por iniciativa de um grupo de voluntários moradores da comunidade, e foi legalizada e publicado em 2016 no BO (Boletim Oficial) 2/2016 Parte J.


Missão

A ESCOLA EFAT tem como missão ajudar na formação de crianças, adolescestes e jovens através do poder transformador e inclusivo do desporto, tendo por base a identidade e valores da Escola. A EFAT combate assim os flagelos socias e contribui para o desenvolvimento integral da personalidade do praticante, ao mesmo tempo que procura proporcionar ambientes favoráveis que permitem aos atletas com maior apetência desportiva acederem patamares de rendimento superior.


Visão

A EFAT pretende ser uma Associação/Escola de referência na formação desportiva e humana em Cabo Verde, participando ativamente na formação de cidadãos capazes de conceber com certeza e convicção o seu futuro pessoal e profissional.

Ambicionando ainda ver os atletas com maiores aptidões alcançarem grandes palcos no panorama desportivo nacional e internacional.


Valores

Os valores como disciplina, humildade, esforço, ambição, trabalho em equipa, respeito e a tolerância são as bases e as linhas orientadoras de todos os membros desta organização no cumprimento de sua tarefas.


Atividades

A EFAT desenvolve os programas de atividades em torno de cinco áreas:

  • Atividades Desportivas
  • Atividades Educativas e Académicas
  • Atividades Culturais
  • Atividades de Bem-estar Social
  • Atividades complementares envolvendo a comunidade e a família

Objetivos Gerais

  • Contribuir para a formação integral do jovem atleta;
  • Promover hábitos de vida saudável (prática regular de exercício físico, hábito de higiene, alimentação saudável, etc.);
  • Proporcionar aos alunos um conjunto de vivências sócio-afectivas promotoras de uma cidadania responsável, consciente e participativa;
  • Formar, desenvolver e melhorar as capacidades cognitivas, psicológicas técnicas, táticas e coordenativas específicas de cada modalidade.
  • Permitir aos integrantes com maior apetência para o desporto, acederem a patamares de rendimento superior;
  • Ser uma associação com forte impacto comunitário.

Siga nos no Facebook!