PT EN FR

Protocolo EFAT CMP

A EFAT está entre as 42 associações comunitárias da Praia selecionadas para receber um financiamento de 500.000$00 (quinhentos mil escudos) para custear as atividades do plano de atividade para o ano 2022 no âmbito do “Programa de Financiamento das associações comunitárias”. Aliado ao financiamento, mais dois voluntários da EFAT receberão um subsídio de 15 000$00 (quinze mil escudos) cada durante um ano.

De recordar que esta iniciativa foi lançada pela Câmara Municipal da Praia através da Direção de Associativismo e Voluntariado Municipal, que visa financiar as associações de base comunitárias da cidade da Praia, no Edital Nº1/GAVM/2021, a qual a EFAT foi um dos concorrentes. Segundo o mesmo edital o concurso enquadra-se dentro da política de incentivo e fomento do associativismo comunitário da CMP.

As candidaturas decorreram entre 09 de Novembro de 2021 e 19 de novembro de 2021 em que foram acompanhadas pelos seguintes documentos:

  • Ata da Assembleia geral eletiva, ou ata da última assembleia geral de aprovação de contas e instrumentos de gestão;
  • Estatuto da associação devidamente registado no cartório notarial;
  • Plano de atividade e orçamento do ano económico 2022;
  • Outros documentos pertinentes para a Candidatura;

Para o ato da assinatura referido protocolo, a EFAT foi representada pelo seu presidente, Edmilson Garcia, a qual considera que este financiamento vai cobrir grande parte do orçamento previsto para 2022.

“Este financiamento é de uma grande valia para associações comunitárias ou de base comunitária aqui na Praia, pois, um dos grandes desafios destas organizações prende-se ao financiamento. Penso que o Estado, quer através do poder central, quer através do poder local, deve suprir e assumir parte do orçamento das mesmas porque são eles a extensão que está mais próxima da comunidade e das famílias. No caso da EFAT, este financiamento representa ¼ do orçamento para 2022 o que é muito bom. Vamos também usar parte do valor para investir em ações e atividades geradoras de rendimento para o projeto, pois, a sustentabilidade e a autonomia da é um dos objetivos estratégicas definidas para o triénio 2021/2024.” ressalta o presidente.

- Departamento de Comunicação e Imagem