
A ASSOCIAÇÃO ESCOLA DE FUTEBOL DE ACHADA GRANDE TRÁS, EFAT, é uma organização sem fins lucrativos fundada no dia 16 de junho de 2012 que visa a promoção social de crianças e adolescentes de Achada Grande Trás, e arredores, através de atividades desportivas, culturais, lúdicas e académicas, com o propósito de transmitir valores aos mesmos e à sociedade no seu todo.
Em 16 de Junho de 2012, um grupo de jovens decidiram criar uma escola de futebol que mesmo iniciando com menos de 20 crianças ambicionava grande, como a profissionalização dos jovens para o mundo do futebol, combater à acentuada taxa de criminalidade que enfrenta a localidade de Achada Grande Trás, já em 2019 o projeto beneficia diretamente 289 atletas com idade compreendidas entre 4 e 19 anos.
A EFAT tem como missão ajudar na formação de crianças, adolescentes e jovens através do poder transformador e inclusivo do desporto, tendo por base a identidade e valores da Escola, combater os flagelos sociais e contribui para o desenvolvimento integral da personalidade do praticante, ao mesmo tempo que procura proporcionar ambientes favoráveis que permitem aos atletas com maior apetência desportiva acederem a patamares de rendimento superior.
Ela pretende ser uma Associação/Escola de excelência na formação desportiva e humana em Cabo Verde, participando ativamente na formação de cidadãos capazes de conceber com certeza e convicção o seu futuro pessoal e profissional. A EFAT ambiciona ainda ver os seus atletas alcançarem grandes palcos no panorama desportivo nacional e internacional.
Os valores como disciplina, humildade, esforço, ambição, trabalho em equipa, respeito e a tolerância são as bases e as linhas orientadoras de todos os membros desta organização em todas as suas atividades.
A EFAT desenvolve os programas de atividades em torno de cinco áreas:
- Atividades Desportivas
- Atividades Educativas/Académicas
- Atividades Culturais
- Atividades de Bem-estar Social
- Atividades complementares envolvendo a comunidade e a família
Os objetivos gerais da EFAT são:
- Contribuir para a formação integral do jovem atleta;
- Promover hábitos de vida saudável (prática regular de exercício físico, hábitos de higiene, alimentação saudável, etc.);
- Proporcionar aos alunos um conjunto de vivências sócio-afetivas promotoras de uma cidadania responsável, consciente e participativa;
- Formar, desenvolver e melhorar as capacidades cognitivas, psicológicas, técnicas, táticas e coordenativas específicas de cada modalidade;
- Permitir aos integrantes com maior apetência para o desporto, acederem a patamares de rendimento superior;
- Ser uma associação com forte impacto comunitário.
A dez anos da sua criação, um dos mentores e responsável da EFAT, Edmilson Garcia, diz sentir-se orgulhoso do percurso da organização, que é referência em Cabo Verde, por participar activamente no processo educativo de centenas de crianças e adolescentes.
Sandira Moreira, jogadora e parte dos colaboradores da instituição EFAT, disse que nesses 10 anos muito foi forte para a escola e de muita resistente e importante perante as dificuldades e à sociedade.
“Dentro da EFAT, existe esforço, garra, determinação, insistência, compromisso, chamada de atenção, castigos, diversão, felicidade…nós fazemos, buscamos, criamos, danificamos e nós consertamos, estou falando de “Nós” porque somos a família EFAT."
Os Acontecimentos Marcantes
Os últimos tempos foram marcados por eventos que farão parte da história da EFAT, como:
Em 2018 a EFAT representou Cabo Verde no torneio FutbolNet que aconteceu na Gâmbia, onde conquistou a taça “Fair-play”, que é realizada pela organizada pela Fundação Internacional Olymp África e pela Fundação F.C Barcelona (Espanha).
“Na bagagem, a seleção trouxe muitas vivências e experiências vividas nas várias atividades desenvolvidas durante os cinco dias que estiveram fora” disse o treinador, Patrick Moreira.
Para o Comité Olímpico Cabo-verdiano, o Futbolnet é uma metodologia de intervenção social que aproveita o futebol para criar nas crianças o sentido de “fair-play”, jogo limpo e bons comportamentos, sendo que o jogo é realizado com regras impostas pelas próprias crianças que tentam ao máximo cumpri-las para vencer a partida.
No torneio internacional de Sub-13 que se realizou em 2019 em Lyon, França, a EFAT conquistou o segundo lugar da competição.
Para o Presidente, Edmilson Garcia, a maior dificuldade foi controlar a ansiedade e adaptar ao clima do país, mas conseguiram deixar uma boa impressão dentro de campo.
O jogador Luís Carlos Almeida da Cunha, Nani, visitou Cabo Verde, aproveitou para conhecer a escola EFAT onde fez doação de alguns equipamentos para as crianças. Para uma das crianças, Nani, é um grande jogador da seleção Portuguesa e quando crescer quer ser como ele.
Foi um dia de uma alegria enorme, eles nunca irão esquecer aquele dia, porque estavam na presença de um jogador que é uma referência internacional e que já fez muito pelo futebol, palavras dos Presidente da EFAT.
Samuel Eto’o, um dos grandes nomes do futebol mundial, numa curta passagem a Cabo Verde aproveitou e visitou a escola EFAT, sendo um dos melhores jogadores africano de todos os tempos e grande inspiração para jovens africanos deixou mensagens de motivação às meninas e meninos da escola EFAT, incentivando-os a continuarem a fazer o que gostam, evitarem as más influências e a acreditarem nos seus sonhos.
Foi uma grande honra e prazer poder receber um astro mundial do futebol africano na nossa escola e na nossa comunidade.
Campeões da Taça do Município da Praia SUB 17 2021/2022
Um jogo que ficou marcado pelo espírito de Fair Play praticado por ambas as equipes. EFAT conseguiu o troféu após muitos golos durante o tempo regulamentar, empate a três bolas, em jogo da final da prova. O vencedor da Taça foi conhecido após a cobrança de 18 grandes penalidades, com a equipa da Achada Grande Trás a levar a melhor, falhando apenas 2 (Resultado 16-15).
A Direção da EFAT define a construção da Sede Social e Autossustentabilidade como os principais projetos e a curto e longo prazo, tendo em vista a grande influência que a EFAT tem hoje e que exige melhores condições de trabalho aos colaboradores, além da continuação dos outros projetos já em curso. Estabelecer parcerias com empresas públicas e privadas nos vários domínios são fundamentais para a evolução da EFAT e também para melhorar e dar respostas mais eficazes aos desafios sociais que afligem a nossa sociedade.
O trabalho desenvolvido por esta organização é do interesse público e por isso acredita-se que empresas, órgãos estatais e indivíduos terão todos o interesse em apoiar sendo parceiros nas áreas que mais se identificam através de “know how”, financiamento ou donativos.
