A adolescência é uma fase na vida marcada por transformações físicas, psíquicas e sociais. É o momento em que o jovem está testando possibilidades, naturalmente se afasta da família e se adere ao grupo de “iguais”.
Nessa fase está vulnerável a comportamentos que podem fragilizar sua saúde, como entrar em contato com drogas e o uso do álcool, produzindo alterações mais duradouras ou até irreversíveis.
Todas as substâncias psicoativas usadas de forma abusiva produzem o aumento do risco de acidentes e violência, e adolescentes são mais vulneráveis, por tornar mais frágeis os cuidados de autopreservação, que já são enfraquecidos nesse período da vida.
Com vista na promoção do combate ao uso do álcool e das drogas, a EFAT promoveu, na última terça feira, 19, uma conversa aberta com os atletas dos escalões Sub 15 Masculino e Sub 18 Feminino, animado pelo o nosso convidado especial Celestino Lobo.
O momento serviu para, em conjunto com os atletas, abordar as principais questões e dúvidas relacionados à temática do uso de substâncias na camada juvenil, e, assim, conscientizá-las sobre os mitos e as consequências que estão em volta da temática.
Um dos pontos altos do encontro foi o relato, na primeira pessoa, do nosso convidado sobre as consequências que escolhas erradas trouxe para a sua vida e, sobretudo, o processo de superação, ao que aproveitamos para agradecê-lo pela disponibilidade.
Esta roda de conversa está enquadrada no plano de atividades das férias letivas.
