A Associação Escola de Futebol de Achada Grande Trás, EFAT, é uma das 15 associações beneficiadas com financiamento do Instituto do Desporto e da Juventude – IDJ, através do Programa Youth Connekt Cabo Verde, que conta com a parceria técnica e financeira do PNUD, da Unicef e da UNFPA.
O ato da assinatura do contrata aconteceu durante a manhã de hoje, 20 de dezembro, no Salão de banquetes do Palácio do Governo, na presença do Ministro do Desporto, Dr. Carlos Monteiro, e do Representante do Escritório Conjunto das Nações Unidas, Dr. Steven Ursino.
A EFAT recebeu, assim, o montante total de 1 000 000 ECV (um milão de escudos Cabo-verdianos) para a operacionalização do projeto “Inclusão Digital” submetido em Junho de 2022. O projeto visa a criação de uma sala de informática equipada com computadores de última geração com capacidade para diferentes tarefas e exigências de processamento.
Pretende-se, para além do ensino da informática básica às crianças, jovens e adolescentes, trazer outras formações ligados ao “Digital” como a Robótica, Design, Audiovisual, WebDesign, programação entre outras.
“O objetivo, para além do trabalho preventivo no combate aos males socias e a boa ocupação dos tempos livres, é que estas formações possam servir de base e de despertar para àqueles que quiserem seguir uma carreira profissional ligados às novas tecnologias de informação e comunicação.” Salientou Edmilson Garcia em representação da EFAT no evento.
A primeira fase do projeto tem a validade de 18 meses e vai beneficiar cerca de 150 crianças, adolescentes e jovens de Achada Grande Trás e arredores. “Ambicionamos ainda transformar estas formações em formações profissionais numa segunda fase. E é algo que vamos propor ao IEFP e outros parceiros no início do próximo ano para a sua efetivação. O Futuro é Digital!” acrescentou ainda Edmilson.
DCI EFAT