PT EN FR

Tça Sub 17

O ano de 2022, ainda que num contexto de retoma económica e desportiva, em suma, foi um ano muito positivo para a EFAT, quer pelas atividades desenvolvidas e seus respetivos resultados, quer pela projetação conseguida e parcerias estabelecidas. Assim, passamos a destacar algumas ações desenvolvidas durante o ano:

Desporto

A EFAT participou pela primeira vez numa competição sénior oficial, desta feita com a equipa feminina no campeonato Regional de Futebol Santiago Sul. Apesar da juventude da equipa que foi formado apenas por atletas da formação da EFAT, as meninas conseguiram fazer uma boa campanha e deixaram um bom futebol praticado

Os Sub 17 masculinos venceram a primeira edição da Taça da Praia no mesmo escalão, depois de terem vencido a equipa do Bola Pra Frente numa numa final épica e histórica em que o vencedor só foi conhecido após 38 ponta pés de penaltis batidos.

Já os Sub 15 sagraram-se vice-campeões da também primeira edição do campeonato Regional neste escalão. O resultado da final ditou a vitória para a equipa do Prédio por 3 bola a 2. De ressaltar que a EFAT tinha vencido todos os jogos da primeira fase regular.

Parcerias

Cumprindo com o seu plano de desenvolvimento e expansão, a EFAT estabeleceu uma parceria com o histórico Futebol Clube Beira-Mar, parceria esta que vinha sendo trabalhada ao longo do ano 2022 e que tem por objetivo a partilha de conhecimentos e de experiências entre estas duas instituições, assim como permitir que atletas da escola EFAT possam ter a possibilidade de evoluírem em contexto de futebol Europeu através do clube e da Academia Beira-Mar.

Numa outra parceria com o Futebol Clube de Parada, dois atletas que formaram na EFAT, William Tavares e Eder Semedo, tiveram a oportunidade de realizarem um período de teste naquele clube português de futebol.

Financiamento

Positivo também formam os financiamentos conseguidos para a operacionalização e concretização dos objetivos e do plano de atividade preconizados para o ano 2022, a destacar:

  • Instituto do Desporto e Juventude (através programa Youth Connekt Cabo Verde) – 1 000 000$00 CVE para a implementação do projeto “Inclusão Digital” que visa a criação de uma sala de informática na Associação;
  • Câmara Municipal da Praia – 960 000$00 ECV, sendo 500 000$00 ECV para apoiar a EFAT a cumprir com o plano de atividade 2022; 360 000$00 ECV destinado para contratação de dois colaboradores, auferindo 15 000$00 ECV mensal para cada um; 100 000$00 ECV para apoiar a EFAT nas atividades desportivas;
  • Ministério da Cultura e das Indústrias Criativa – 351 000$00 ECV do programa bolsa de acesso à cultura;

Roubo

No dia 11 de março a EFAT sobre aquela que é um dos episódios mais tristes e lamentáveis desde a sua fundação. A sede que fica situada na escola EBO de Achada Grande Trás foi assaltas por um grupo de pessoas que acabaram por levar várias materiais eletrónicos totalizando um valor de cerca de um milhão de escudos.

Projeto Sede EFAT

Um dos grandes objetivos da EFAT desde o seu surgimento é a construção de uma sede própria para possibilitar a concretização de outros projetos que requerem um espaço físico adequado. Neste sentido, conseguiu-se a criação e aprovação do projeto de arquitetura e almeja-se o início da construção do mesmo no primeiro semestre de 2023.

Considera-se, portanto, que o ano 2022, apesar dos desafios e peripécias, foi um ano muito positivo para o crescimento da EFAT e, consequentemente, para todos que beneficiam direta ou indiretamente deste projeto.

--DCI--