A Escola de Futebol de Achada Grande Trás (EFAT) apresenta esta sexta-feira, 12, o projecto de construção da sede social, a ser edificado neste bairro, um projecto avaliado na sua totalidade em cerca de 27 mil contos.
O edifício, está projectado para conter dois pisos numa área de 397 metros quadrados cada, comportando no rés-do-chão um auditório, um centro-de-dia para idosos, uma casa de banho e um espaço comercial, ao passo que no primeiro andar vai ter uma sala de reunião, uma sala da direcção, um “open space” para “co-working”, duas casas de banho, cinco sala para diferentes usos e uma copa.
O valor total da construção do edifício, ao que apurou a Inforpress, está avaliado em 26.964.521 escudos cabo-verdianos, sendo 13.336.278 ECV para o rés-do-chão, 10.663.491 ECV para o primeiro andar e 2.964.752 ECV para a cobertura.
A construção, de acordo com o presidente da direcção da EFAT, Edmilson Garcia, será feita em três fases, das quais a primeira está estimada em 10.000.000 ECV, destinados à fundação e betonagem do rés-de-chão e acabamento de uma sala para permitir o funcionamento mínimo dos serviços administrativos desta colectividade.
A segunda fase, também orçada em 10.000.000 ECV, será destinada à conclusão e finalização do rés-de-chão e alicerce do primeiro andar, de modo que a terceira e última fase, avaliada em 6.964.521 ECV, seja destinada à conclusão do restante da obra.
A infra-estrutura também estará virada para a autossustentabilidade da EFAT, uma vez que ela terá espaços dedicados para a geração de rendimentos como um auditório e um espaço comercial.
A previsão para a colusão da primeira fase é de seis meses, pretendendo iniciar a mesmo em Setembro de 2023.
“A EFAT irá contar com recursos do poder público através de convênios, subvenções, doações, da candidatura e fundos e editais internacionais, participação da sociedade civil e apoio dos emigrantes cabo-verdianos espalhadas pelo mundo para a materialização deste projecto.
A construção da sede própria da EFAT é considerada pela direcção liderada por Edmilson Garcia como sendo “oportuna para a criação de espaços adequados para o desenvolvimento das suas actividades rotineiras”.
A sede é ainda projectada para o desenvolvimento de outras acções, tendo a própria comunidade como público-alvo, a começar pela população idosa que tem sido de certa forma “negligenciada”.
Fundada em 2012, a EFAT tem a missão de ajudar na formação de crianças, adolescentes e jovens através do poder transformador e inclusivo do desporto, tendo por base a identidade e valores da Escola, visando combater os flagelos sociais e contribuir para o desenvolvimento integral da personalidade do praticante.
A Semana com Inforpress
Link da reportagem da TCV: https://www.youtube.com/watch?v=hxsYA7x9R6E&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fwww.rtc.cv%2F&source_ve_path=MjM4NTE&feature=emb_title