PT EN FR

Ministro cultura

O ministro da Cultura e das Indústrias criativas visitou a EFAT hoje, 17 de setembro, por ocasião da sua visita às escolas de música beneficiados pelo programa Bolsa de Acesso à Cultura do ministério que tutela.

Conforme Vicente, o objetivo destas visitas foi fazer o acompanhamento do programa Bolsa de Acesso à Cultura que tem tido um impacto “bastante assinalado”, tendo elucidado que o programa está virado às comunidades e não para as grandes cidades, por isso que o foco é que os projectos possam ter impactos nas comunidades.

“Estivemos em Eugénio Lima, Achada Grande Trás e agora na Associação Colmeia, onde há outro tipo de trabalho, mas onde mostra, igualmente, o poder da arte e da cultura no ensino para estimular e recapacitar jovens, crianças e adultos que têm algum tipo de dificuldade de aprendizagem”, esclareceu o ministro.

Durante a visita o Sr. Ministro pude conhecer toda a dinâmica da EFAT, sua história, projetos e atividade que já estão e curso, bem como projetos futuros apresentados pelo Presidente da EFAT, Edmilson Garcia, que aproveitou a ocasião para agradecer e destacar o programa como uma dos que mais tem impactos na vida das comunidades periférica e que deviam ser de exemplo para as demais instituições públicas/privadas.

Questionado pelos jornalistas, Abraão Vicente, reconhecer que o desporto e cultura formam um “casal perfeito” no combate a males socias, mas também, no desenvolvimento cognitivo, comportamental e disciplinar das crianças. Ou seja, observou, a camada juvenil escolheu a arte e o desporto em vez de problemas sociais, tendo salientado que a arte e a cultura ajudam estas crianças, jovens e adolescentes a ultrapassar a sua “condição social formatada pelos seus familiares”.

Instado sobre as possíveis dificuldades que estas instituições enfrentam, o governante começou por dizer que “dificuldades há sempre” e destacou algumas, nomeadamente “reforço de verbas, mais instrumentos, mais métodos pedagógicos, melhores condições para acolhimento das crianças, mais formação e mais interesse da própria sociedade civil”, mas garantiu mobilizar esforços para melhorias.

Para finalizar a visita com chave de ouro, com apenas dois meses de aulas, os alunos fizeram uma pequena demonstração musical que surpreendeu a todos os presentes e que mereceu elogios do ministro.

Musica EFAT

Fonte: Inforpress

Foto: Ministério da Cultura e Industria Criativas